O que um carro e seu time possuem em comum?!

Pedro correia
3 min readOct 21, 2021

Como lideres em alguns momentos somos questionados com a seguinte frase: "é possível encaixar mais x atividades na sprint?" e em alguns momentos sabemos que existe uma certa dificuldade em deixar claro ou explicar o motivo da complexidade de encaixa-las tão facilmente, o grande problema disso é que comentamos muitas vezes sobre capacidade, previsibilidade e maturidade, mas não deixamos claro o que de fato isso afeta nos resultados esperados.

Sabendo desses problemas, imagine, seu time consegue entregar um número x de atividades em uma sprint, sendo essa sua capacidade, digamos que no caso são 36 atividades a cada duas semanas. Fazendo uma analogia com uma viagem, o seu carro percorre 36 km/h. Conforme essa viagem vai sendo percorrida na mesma direção, o seu carro consegue melhorar seu desempenho, aumentando a capacidade que ele irá percorrer, nesse caso, 40 km/h.

Como problemas no seu carro podem influenciar na sua viagem?

Digamos que durante sua viagem para seu destino, temos diversos problemas, o pneu furou, tivemos que parar para abastecer, entre outros eventos, como isso afeta a sua sprint? Bom, basicamente isso está relacionado aos incidentes e bugs que podem ocorrer nos sistemas que sua equipe é responsável.

Se o seu carro, consegue percorrer 36 km em uma hora, porém metade desse tempo é utilizado para pararmos e arrumarmos nosso carro, no final, sua viagem pode demorar muito mais do que o desejado.

Como podemos prevenir que um time diminuía a probabilidade de ocorrer problemas? Existem algumas ações que você pode tomar para evitar tão situação:

  • Definir um nível de qualidade para subir as atividades em produção;
  • Atuar em débitos técnicos para evitar problemas maiores que influenciem em toda a performance da sua equipe;
  • Como mudanças de metas podem influenciar no tempo de viagem?

Sabemos que trabalhamos em empresas que por padrão aplicam o desenvolvimento ágil, essas empresas muitas vezes podem mudar o foco de sua equipe, através de novas metas, assim, essas metas podem ser comparadas como nosso destino da viagem, no definimos que precisamos sair de Curitiba com destino a Florianópolis. Sabendo da velocidade da equipe, podemos ter uma previsibilidade de quando chegaremos ao destino. Porem, após algumas horas de viagem, definimos que vamos para São Paulo, ao invés do destino inicial, você percebe o quanto isso pode modificar sua viagem?

Devemos deixar claro para nossos stakeholders que é possível alterar o destino, porém, com o destino alterado, é possível que nossa velocidade seja alterada, pois, precisaremos, pegar o próximo retorno para mudarmos de direção.

Como podemos aumentar a velocidade da equipe?

Muitas mudanças ocorrem em sua viagem, algumas vezes já fomos de Curitiba para São Paulo, então você já possui esse conhecimento e pode compartilhar com outras pessoas. Assim como em uma viagem, sua equipe já atuou com um certo produto ou já entrou uma feature e novas pessoas podem entrar no seu time, dessa forma devemos:

  • Deixar sempre documentado nossas decisões de implementações através de textos, vídeos e afins;
  • Criar processos de buddy para que uma pessoa mais experiente no seu time possa acompanhar as novas pessoas em seus primeiros dias;

--

--